20.2.11

Se é investimento, em quanto tempo retorna – Marketing Digital


Nos últimos meses, a expressão ROI (Return On Investment), amplamente utilizada em finanças, passou a fazer parte daquele grupo de palavras da “cartela de bingo” das palestras sobre marketing e comunicação. Ano de crise, dinheiro fica curto e justificar a utilização é uma tarefa que necessita de um olhar racional. Isso não é nada mau, mas é importante que os “marketeiros de plantão” saibam sobre o que estão falando. Quando comunicação começa a se fundir com números, geralmente a turma que fugiu das aulas de matemática escorrega feio e como poucos fazem conta, os números impressionam. Numa análise mais precisa desses números, recentemente ao participar de evento sobre e-mail marketing, achei interessante uma das palestras, mas quando olhei para o lado muitos bocejavam. Grande parte da palestra era número. As métricas das ações eram apresentadas e comparadas com duas formas distintas de realização. Comparados ao final, com o resultado obtido, pode-se comprovar matematicamente a eficiência e o ganho obtido com o modelo praticado. A possibilidade de mensuração efetiva das ações de marketing digital exigirá uma nova mentalidade e formação profissional para quem atuar no segmento de comunicação, pois o meio digital não irá acabar com os demais, mas certamente, pela mensuração efetiva, bem como pelas mudanças de comportamento da sociedade, será o de maior crescimento na próxima década. Alguns números interessantes do setor: • 50 milhões de internautas no Brasil, sendo que 40% passam mais de oito horas por dia à frente do Outlook; • Em 2012, espera-se mais de 100 milhões de internautas (idade superior a 16 anos); • Mercado de e-commerce no Brasil em 2008 foi de R$ 6,4 Bi. A estimativa para 2009 é de R$ 10 Bi e para 2010, R$ 15 Bi; • Valor médio de compra: R$ 323 (subiu 5% em comparação a 2008); • Nas ações de e-mail marketing, 74% da abertura das mensagens ocorrem nas 24 horas de seu envio. Em dois dias, a ação pode ser mensurada; • Segunda, terça e fim de semana são os dias de maior leitura de e-mails marketing, sendo o pico de leitura entre 8h e 10h. Voltar para a página inicial

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