11.6.09

Uma marca de personalidade – Boteco do Manolo

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O desafio era refazer a identidade visual da cadeia de bares/restaurantes Boteco do Manolo. Havia a necessidade de se criar uma personalidade forte e única para as lojas da rede, que a diferenciasse da concorrência e a aproximasse dos clientes. Visitamos algumas vezes os bares como “cliente misterioso”, quando aproveitamos para observar pontos positivos, os quais seriam usados mais tarde ao desenvolver a personalidade da marca. Paralelamente, ao conversar com os sócios, questionamos: Qual o porquê do nome Manolo? Da resposta a essa pergunta, somada ao trabalho de observação e pesquisa, sairia a linha criativa para o desenvolvimento da nova marca. Manolo era o nome o pai de um dos sócios. O filho decidiu prestar-lhe uma homenagem. Não por acaso, pois Manolo teve uma história muito rica ligada ao tratamento com clientes. Imigrante espanhol, ele começou a vida como garçom, chegando a ser o preferido de JK. Trabalhou a vida toda em restaurantes com a missão de servir bem. A essa altura da conversa, não tínhamos mais dúvidas: a personalidade do Manolo deveria estar presente e representada no Boteco do Manolo. Todos os códigos criados para a marca resgatam o jeito de ser do carismático garçom. Na imagem, representada na logomarca com uma ilustração, pode-se ver um senhor boa praça, que nos transmite confiança, respeito e a certeza da boa companhia para um chopp ou uma comida saborosa. A nova identidade visual pode ser vista nas quatro lojas da rede.

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