24.6.09

Concorrência Criativa, vale a pena participar?

O tema é polêmico.
Pelo viés do consultor, no momento de orientar o seu cliente em um processo de mudança de agência, a concorrência é uma ferramenta chave para “oxigenar” o ambiente, trazendo muitas vezes novas idéias. Entretanto, a maioria das concorrências praticadas pelo mercado começa como grande oportunidade e termina deixando uma sensação de não ter valido a pena para a maioria das agências, pois apenas uma sairá vencedora. Quando o processo é claro quanto aos objetivos e regras e, acima de tudo, transparente, a concorrência é uma boa oportunidade para que as agências realizem uma análise de seus processos internos, saindo do “automático” do dia-a-dia. Uma concorrência criativa jamais poderá terminar em uma concorrência de preço. Definir a verba a ser administrada, bem como remunerar as agências participantes pelo seu esforço criativo na participação é um procedimento muito comum em processos maduros. Outro posicionamento interessante é convidar para a concorrência, no máximo, três empresas que tenham um histórico compatível com o desafio que irão encontrar. Preparar um processo de concorrência leva tempo, dinheiro e consome muita energia, não apenas no seu preparo, mas também na avaliação das propostas.

Pelo viés da agência, se as regras não são claras (É por preço, capacidade de gestão ou conceito que serei julgado?), o melhor a fazer é concentrar os esforços em potencializar a relação com os clientes existentes e planejar uma boa estratégia de prospecção de novas contas.

Voltar para a página inicial

Nenhum comentário: